domingo, março 04, 2007

Cantor do Jamiroquai diz que vai deixar a música

>> Entre no podcast circuladô e escute alguns sucessos do Jamiroquai!
O cantor britânico Jay Kay, 37, do grupo Jamiroquai, deixará temporariamente o mundo da música, depois de uma recente briga com sua gravadora que o deixou "aborrecido e sem inspiração".
O cantor decidiu abandonar a Sony BMG após uma série de atritos, e diz, agora, que resolveu se aposentar. "Não estou feliz há muito tempo. Quando falamos em deixar a música, disse sim na primeira oportunidade", disse Jay Kay. "Não quero voltar ao mundo comercial da música. Todos nós precisamos de um descanso, para sermos honestos. Não preciso nem de dinheiro nem de um contrato", acrescenta o músico, hoje dono de uma fortuna de US$ 80 milhões.
O Jamiroquai foi formado em 1992 (em Londres), mas eu conheci o som deles há uns 8 anos, por intermédio de um guitarrista que tocava comigo na época, ele era fissurado por black music. Lembro que "Virtual Insanity" (do disco "Travelling Without Moving", de 1996 - veja o clipe aqui) me marcou muito, tem uma linha harmônica e melódica bem diferente do que a gente tá acostumado a ouvir por aí!
Virei fã assumida da banda e comprei alguns discos. Gosto de todos, mas senti um pouco a saída do baixista (Stuart Zender, que foi substituído por Nick Fyffe) - dá pra perceber a diferença de pegada ao ouvir o disco "Synkronized" (1998, o primeiro do novo baixista). Ainda assim, as composições de Jay Kay (sozinho ou em parceria com outros do grupo), interpretadas com uma afinação e um timbre que poucos possuem na música pop atual terminaram por me fidelizar vitalíciamente ao som vintage do Jamiroquai. Até que ele resolveu parar de cantar...
Bem, eles estiveram aqui em 1997 (quando eu ainda não os conhecia), e em 1999, quando eu havia acabado de ser 'apresentada' às músicas do "Emergency"...
Espero ainda poder conferir de pertinho (de um pouco mais longe também serve!) um show deles, afinal, ainda é cedo pra essa galera 'pendurar as chuteiras'...

Nenhum comentário: